ÀREA DO ALUNO
Usuário:  
Senha:  
   
 
Espalhe por aí                  Visualizações: 63


05/05/2021 às 23:49:53
Colégio Exitus tem retorno de aulas 100% presencial

Como preparar as crianças para o retorno às aulas após o distanciamento social imposto pela pandemia
créditos:
Adaptar-se ao novo cenário devido à suspensão das aulas presenciais é um grande desafio enfrentado pelas famílias e escolas. Especialmente as crianças menores poderão sofrer mais o impacto de terem a rotina alterada novamente. Afinal, foram muitos dias de isolamento social, sem contato físico com os coleguinhas e funcionários do colégio. 
 
Além disso, muitas dessas crianças perceberam a apreensão de todos com o surgimento do Novo Coronavírus. Assim, se distanciar da família mesmo que seja para retornar ao ambiente escolar que já conheciam anteriormente, pode ser difícil para alguns alunos.
 
Vale lembrar que em geral, mudanças costumam trazer medo, frustração ou irritação para todos nós. Por isso, é importante que as famílias se unam aos educadores com o propósito de auxiliar as crianças a superar esse momento de nova transição. Com esse apoio, certamente elas voltarão mais confiantes e preparadas para o ambiente escolar. 
 
Se você deseja ajudar seu filho nessa adaptação escolar após o distanciamento social, continue lendo esta matéria. Abaixo, listamos 6 dicas que irão te ajudar nessa importante missão.
 
1 – PREPARE SEU FILHO COM ANTECEDÊNCIA
 
Preparar seu filho com antecedência é essencial para que haja uma adaptação escolar mais tranquila. Então, antes dos filhos retornarem às salas de aula, os pais devem trabalhar esse assunto dentro de casa. 
 
Nessas conversas, aproveite para reforçar os aspectos positivos do ambiente escolar. Lembre o seu filho que ele vai aprender coisas novas e ainda voltar a estar com os amigos de classe e exercer outras atividades que com certeza ele sente falta. 
 
Outra dica é chamar o seu filho e, juntos, organizar tudo que ele precisa - o uniforme, o material escolar, a lancheira - para o retorno presencial às aulas. Isso ajudará melhor a  criança a assimilar melhor a ideia do retorno. 
 
Ao mesmo tempo, os pais devem manter uma postura firme. O retorno pode ser um momento difícil para a criança, mas é preciso ter firmeza. Caso contrário, a criança tentará adiar esse momento, o que adiará a adaptação escolar. Faça isso, claro, sem esquecer que ela precisa também do seu colo e da sua paciência. Afinal, momentos de mudanças não costumam ser fáceis.
 
2 – DIALOGUE E COMPREENDA
 
É importante também que a família tenha um bom diálogo com o filho. Sendo assim, ouça as preocupações da criança quanto ao retorno à escola. Nesse momento, mostre que você está ao lado dela e que tudo dará certo. 
 
Essa é uma forma de demonstrar empatia. Nesse sentido, dizer ao filho que entende a insegurança dele é importante, pois mostra compreensão e atenção. Fale que você sabe que ele está apreensivo, mas que juntos vocês vão superar e logo tudo se ficará normal novamente.
 
3 – TRANSMITA TRANQUILIDADE
No retorno ao colégio, evite demonstrar preocupações sobre a pandemia do coronavírus. Se a criança lhe questionar sobre o risco de se contaminar, lembre-a que todos os cuidados foram tomados pela família e também pelo colégio. Isso a deixará mais calma e confiante.
 
Transmita sempre tranquilidade sobre tudo que envolve esse retorno. Isso vale também para a hora da recepção e da despedida dos familiares na porta da escola. Isso porque, ao ver que terá que encarar a realidade de volta às aulas, é possível que a criança venha a chorar ou resistir a entrar. Nessa hora, é necessário que tanto os pais quanto os educadores transmitam segurança, afeto, acolhimento e transparência. 
 
Sendo assim, nada de demonstrar tristeza e insegurança nesse momento. Com tranquilidade, é importante lembrar à criança o porquê de ela estar ali e as vantagens desse retorno.
 
4 – DESPEÇA RAPIDAMENTE
 
É importante que a despedida seja rápida para facilitar o processo de adaptação escolar. Afinal, quando a despedida é demorada, a criança percebe a insegurança dos pais e pode vir a chorar. Essa situação pode acabar fazendo com que a adaptação demore mais. 
 
Se a criança for maior, incentive-a a entrar andando e carregando a mochila e os demais objetos levados para a escola. Por mais difícil que isso seja para você, tenha em mente que a criança precisa aprender a lidar com suas emoções. Isso a ajudará em seu desenvolvimento e aprendizado.
 
5 – RETORNE COM A ROTINA GRADATIVAMENTE
 
Caso veja que é necessário, faça com que o retorno presencial do seu filho à rotina escolar seja gradativo. Principalmente as crianças muito pequenas têm mais dificuldade no começo de aceitar ficar longos períodos longe de casa. Por isso, deixe a criança no colégio por pequenos períodos de tempo nos primeiros dias. Com o passar do tempo, esse período deve ser aumentado gradativamente. Isso deve ser feito conforme a criança vai se acostumando novamente com os professores e os colegas de turma.
 
6 – TENHA O COLÉGIO COMO ALIADO
 
É muito importante criar uma rotina apropriada à faixa etária e também à rotina que será desenvolvida ao longo dos próximos meses. Para isso, tenha a escola como parceira! 
Sendo assim, esteja atento às diretrizes repassadas pela direção sobre o novo calendário escolar. Afinal, por causa da suspensão das aulas presenciais, pode ser que o colégio tenha feito adaptações para cumprir o ano letivo. 
 
Amplie a comunicação com o colégio do seu filho. No retorno, aproveite para informá-los sobre como está a criança em relação a essa fase de transição. Dessa forma, será mais fácil para a equipe de educadores acolher o estudante e ajudá-lo melhor nesse no que necessitar.

COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA









Educação

Colégio Exitus tem retorno de aulas 100% presencial

Como preparar as crianças para o retorno às aulas após o distanciamento social imposto pela pandemia

05/05/2021   23:49:53

Ler Matéria

Carnaval Colégio Exitus

"Ó Abre Alas que quero passar..."

04/03/2020   10:35:33

Ler Matéria



 
 

FACEBOOK

Cadastre seu e-mail e receba novidades!
 
Exitus Colégio e Cursos Rio Pomba
Avenida Dr. José Neves, 478 - Centro - Rio Pomba MG - Cep: 36.180.000
(32) 3571-1562
 
Copyright © 1998/2021 Todos os direitos reservados!